sábado, outubro 17, 2009

Os precursores do punk gótico


Esses aí têm história. Quando Susan Balion e Steve Severin resolveram formar uma banda punk para abrir os shows dos Sex Pistolls, não imaginavam o que estavam criando. Balion era uma daquelas fãs - por sinal muito gostosa - que acompanhavam os Sex Pistolls nos anos 70. Filha de uma secretária bilingue, perdeu o pai muito cedo e caiu no mundo, no auge do punk.
Diz a lenda que Susan trabalhava como modelo vivo na loja de Viviene Westwood, então esposa de Malcon Maclaren, empresário e criador dos Pistolls. O nome da banda foi criado a partir do nome de uma tribo indígena dos EUA chamada Siox, mas o pessoal resolveu aperfeiçoar e flexionou para Siouxie,que soa próximo de susie, algo em português como "susaninha" - demorei mais de duas décadas para pronunciar esse nome corretamente. Banshees surgiu devido a um filme de terror que passava na TV inglesa, chamado "Cry of the Banshees", cujo nome banshees vem de um mito celta sobre entidades que anunciam a morte - ufa!
O convite para criar uma banda teria partido de Malcon, que se encarregou de arregimentar a trupe com: Siouxie (vocal),Severin (baixo), Sid vicus (bateria) e um guitarrista que iniciou uma saga dentre muitos que passaram pela banda, onde nenhum deles conseguiu se firmar.Mais tarde juntou-se ao grupo o baterista Buggie que veio ser o atual senhor "Siouxie".
A banda fez seu primeiro show em 1977, ganhou personalidade e acompanhou a transição do punk, tendo a primazia de ficar a frente de uma variante do punk, que veio a ser conhecida como punk gótico ou simplesmente dark. Na verdade esse pessoal criou um estilo que inclui tipo de roupa, música, livros e até forma de comportamento.
A banda emplacou vários sucessos como: Citties in Dust, Spellbound, Candyman, dentre outros que, apesar de sua popularidade e do público fiel na Europa, eram solenemente ignorados pelas rádios e por grande parte da mídia, que tentava moldar ao máximo a imagem da banda para poder comercializar.
Ignorados pela maior parte da mídia, a banda lançou vários albúns e tiveram turnes bem sucedidas, chegando a fazer shows no Brasil no final dos anos 80. Em declarações dadas à imprensa na época, Siouxie disse estar estarrecida com a quantidade de meninos de rua visto em São Paulo e o respectivo grau de miserabilidade destes. Parece que o Brasil era punk demais e deixou mais dark a rainha dos góticos. Haja vodca!
A banda permaneceu na ativa até o ano de 1997, quando decidiram encerrar as atividades. Curiosamente foi o ano em que os Sex Pistolls se reagruparam para uma turne caça-níquel, o que parece ter desegradado Siouxie e seus banhees. Em comunicado à impresa deu atender que, agora que o punk era comercializável, não via mais motivos para continuar. Depois disso só uma breve aparição num show em Londres, no ano de 2002.
Atualmente Siouxie e Buggie moram na França e levam adiante o projeto de uma banda chamada "Criatures" e Severin está tocando em alguma banda em Londres.Abaixo um de seus maiores sucessos.

Nenhum comentário: