quinta-feira, outubro 29, 2009

O Frank Sinatra da música brega


Ah, o brega! Patrimônio brasileiro e renegado pelos eruditos. Querendo ou não é um dos gêneros musicais mais escutados desse país, seja por sua letras de duplo sentido ou pelos acordes que misturam bolero e ritmos nordestinos. A música brega tem até uma variante no que tange ao estilo: o Tecnobrega.
Costumo dizer que a música brega nesse país ocupa o mesmo patamar de filme pornô: todo mundo fala mal, desse o cacete, mas no fundo gosta bastante. Alguns cantores se destacam no gênero e viraram expontes "cult" do brega como é o caso de Reginaldo Rossi e de Odair José (o Bob Dylan da Central do Brasil e menestrel das putas), Manhoso, Sandro Becker dentre outros que até hoje fazem sucesso principalmente no norte e nordeste do Brasil.
De todos eles eu destaco Genival Lacerda. Desde que me entendo por gente o cara já faz esse tipo de música e chegou até gravar em ritmo de dance music a versão de "De quem é esse jegue". Ao contrário de Sinatra, Lacerda não tem olhos azuis e muito menos um passado glamuroso em Hollywood, mas se tornou bem conhecido pelas sua apresentações em programas de TV, onde praticamente interpretava a música usando o seu jeito bonachão. É literalmente uma figura!

Nenhum comentário: