quinta-feira, outubro 22, 2009

Falco


Falco é o pseudônimo do cantor austríaco Johann Hözel inspirado em Falker, sobrenome de um esquiador alemão. Falco começou como baixista numa banda de rock austríaca, ainda no final dos anos 70.Falco foi o primeiro artista que escutei cantado em alemão.
Ainda nos anos 70, se mudou para a Alemanha e fez participações em algumas bandas, além de desenvolver um trabalho paralelo com música pop. Já nos anos 80, começou a se interessar pelos sons e ritmos da música rap, atribuindo-se a ele o fato de ter sido um dos primeiros na Europa a incorporar tal estilo nas músicas pop e rock. Emplacou seu primeiro sucesso "Der Kommissar", que chegou a ganhar uma versão em inglês feita por uma banda norte-americana.
O sucesso mesmo veio com a canção "Rock Me Amadeus", inspirada pelo filme "Amadeus", de Milos Forman, que tal como Falco, também era músico e austríaco. Rock Me Amadeus pegou carona com o filme e se tornou um "hit" mundial em 1986, atingindo o número 1 na lista dos singles mais vendidos nos Estados Unidos da Revista Billboard. A partir daí vieram outros sucessos como "Viena Caling" ( chegou ao requinte de samplear uma valsa),"Jeanny", dentre outros que marcaram os anos 80.
Falco era um cara pioneiro, criativo e controverso. A música "Jeanny" causou bastante polêmica na Europa já que contava a história de um estuprador pedófilo. É só ver o clip no youtube para ver que a mensagem é bem "direta". A polêmica levou várias estações de rádios e DJs se recusarem a tocar a canção por toda a Europa,o que não impediu de se tornar um grande "hit" em vários países europeus. O engraçado sobre esse fato é que a música tocou muito nas rádios brasileiras e absolutamente ninguém levantou essa polêmica. Talvez pelo fato da música ser cantada em alemão e não haver interesse nas chamadas "letras traduzidas", muito comuns nas revistas de música dos anos 80.
No final dos anos 80, Falco não consegue emplacar mais nenhum sucesso e se afunda na depressão e nas drogas. Impõe um autoexílio na República Domincana nos anos 90, quando preparava uma volta triunfal com o disco "Out of the Dark", quando foi vitimado por um acidente automobilístico em 1998. Recentemente foi lançado um filme na Alemanha sobre a vida do cantor e a sua contribuição para a música alemã. Abaixo, o seu grande sucesso.

Nenhum comentário: