quinta-feira, outubro 29, 2009

Assim caminha a humanidade

França distribui jornais para jovens em tentativa de recuperar mercado

Da Redação

O governo francês lançou o projeto “Meu jornal gratuito”, que pretende criar a cultura de leitura de jornais impressos entre os jovens no país. A principal medida é oferecer, gratuitamente, assinaturas de jornais para jovens entre 18 e 24 anos. Os detalhes da ação foram divulgados nesta terça-feira (27/10).

“Recuperar jovens leitores é essencial para a sobrevivência financeira da imprensa”, afirmou o ministro da Cultura, Frédéric Mitterrand.

O projeto faz parte de uma série de medidas propostas pelo governo para recuperar o mercado de comunicação. Os jovens poderão escolher para receber de graça, durante um ano, uma entre as cerca de 60 publicações participantes, que incluem os tradicionais Le Monde e Le Fígaro, a edição internacional do New York Times e até jornais esportivos, como o L´Équipe.

Aproximadamente 30 mil pessoas já efetivaram um pré-cadastro no projeto. Os custos serão divididos com as empresas e o governo francês vai investir US$ 22,5 milhões.

A ação pretende reverter a queda na leitura de jornais entre os jovens. Pesquisa realizada pelo governo mostra que, em 2007, apenas 10% da população com idades entre 15 e 24 anos liam jornais pagos diários. Em 1997, o percentual era de 20%.

Fonte: Com informações do New York Times.

Nenhum comentário: